quem somos

Luminosidade é uma plataforma de conteúdo, responsável pela criação do calendário oficial da moda brasileira e pela realização dos mais importantes eventos do setor no país, como o São Paulo Fashion Week.

A Luminosidade surgiu da associação de profissionais com expertise diversificado e experiência reconhecida no mercado, que garante a qualidade e os resultados da empresa nas áreas de planejamento estratégico, branding, marketing e comunicação, gestão, eventos e criação de novos produtos.

A história de sucesso do calendário mostrou-se vital para a consolidação de um DNA brasileiro ao organizar um mercado até então desconectado e desestruturado e contribuir para o boom da moda brasileira no mundo, auxiliando os vários players da indústria no sentido de obter visibilidade e reconhecimento para uma identidade criativa geradora de valor agregado no país.

Desde o início, a Luminosidade assumiu o compromisso com a diversidade de expressões artístico-culturais do Brasil, reafirmando a relação próxima e fecunda entre moda e arte como um dos traços marcantes nos eventos do calendário, e posicionando o país como um dos mais importantes centros lançadores de moda no mundo.

A Luminosidade foi responsável ainda pelo lançamento do Hot Spot, a primeira incubadora para novos talentos em design de moda. O projeto pioneiro, que abriu espaço para a criatividade em outras áreas, como fotografia, artes visuais, música e multimídia, ressurge agora como movimento hot spot – uma grande plataforma de conectividade com foco em inovação.

A empresa planeja e produz também, desde 2009, o Fashion Rio e o salão de negócios Rio-À-Porter, os principais eventos que compõem a plataforma de moda no Rio de Janeiro e que integram o calendário.

Conteúdos produzidos pela Luminosidade são, ainda, traduzidos em um dos portais mais completos e informativos sobre moda, cultura, comportamento, entretenimento – FFW.com.br –; na revista ffw Mag! com proposta editorial arrojada e inspiradora; e em inúmeras exposições, publicações, documentários e seminários.

A Luminosidade tem como missão ser um centro de referência de moda, design e comportamento no Brasil, estabelecendo padrões de excelência para o mercado, prestando serviços e desenvolvendo projetos e produtos com qualidade e rentabilidade.

Paulo Borges

CEO da Luminosidade Marketing e Produções, Paulo Borges é também presidente do Instituto Nacional de Moda e Design e membro do Conselho Nacional de Políticas Culturais do Ministério da Cultura. Começou a trabalhar com moda há 30 anos e, desde então, influenciou e mudou os rumos da história do setor no Brasil.

Sob sua liderança, os eventos de moda transformaram-se em grandes acontecimentos nacionais. O Phytoervas Fashion, primeira incubadora de moda no mundo, em 1994, elevou os desfiles ao patamar dos grandes eventos culturais e revelou nomes como Alexandre Herchcovitch, Fause Haten, Jorge Kaufman e Marcelo Sommer.

Ciente da influência e fascínio que a moda exercia sobre o público, Paulo Borges buscou novas possibilidades. Em 1996, mudou os rumos da moda nacional – criou o SPFW, que trouxe organização, profissionalização e união para o mercado, levando a criação brasileira para além das fronteiras nacionais.

Paulo Borges está à frente de um projeto que colocou o segmento como integrante da cultura brasileira, dentro dos limites estabelecidos pelo Ministério da Cultura, para que o setor tenha reconhecimento oficial dentro do Plano Nacional de Cultura, projeto que estabelecerá os caminhos estratégicos para o setor no país nos próximos dez anos.

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